Autismo foi tema do bate-papo no Programa Show da cidade

Dia 2 de abril foi escolhido como o dia mundial de conscientização do Autismo.É possível que além do autismo, a pessoa tenha outros transtornos,síndromes e doenças associadas como epilepsia.

Nesta quarta-feira estiveram presentes para um bate-papo no programa Show da cidade com Conrado Júnior, as organizadoras do Movimento de pais atípicos de Carapebus a MOPAC, Rosângela e Elma. Que inclusive está organizando para o próximo sábado(6),a Primeira Caminhada do Autismo da cidade.

Sobre a criação do Movimento de pais de autistas, Elma declarou a necessidade de um grupo em que pais e mães pudessem se reunir, trocar experiencias e acolher. Segundo ela, apesar de o Movimento ser recente, a vontade de criação surgiu ha um ano. " Eu que sou mãe de autista não verbal, minha filha tem 5 anos e encontrei muitas dificuldades com terapias. Porém, após reuniões em fevereiro desse ano com outras mães, surgiu a ideia de realizarmos a primeira caminhada". Pontuou Elma.

Hoje o grupo conta com mais de cinquenta famílias, que trocam experiencias e se apoiam. O grupo de WhatsApp conta com o auxilio de Piscológa, Psicopedagoga e fonoaudióloga.

Segundo Rosângela que também é mãe de autista, ainda ha muitas dúvidas sobre como lidar, a partir do momento em que se descobre ser pais de autista." Realizamos reuniões presenciais e online com participações de movimentos e pais de outras cidades, como troca de informações".disse Rosângela. Ela também destacou a importância da percepção dos pais, pois cada criança apresenta uma forma diferente a ser diagnosticada e principalmente, não deixar de procurar ajuda.

Gleison que acompanhou a esposa Elma, uma das coordenadoras do projeto, fez questão de detalhar que é imprescindível a aceitação dos pais"Infelizmente vemos muitos,não aceitando o diagnóstico do médico. Vivemos em um País que as pessoas logo imaginam no que os outros vão pensar".concluiu

A primeira caminhada do autismo de Carapebus, será realizada no sábado(6) com saída em frente a Prefeitura ás 8h da manhã e com destino ao Parque de Exposições. Na chegada terá muitas atrações para divertir a criançada como: Pula-pula, distribuição de pipoca e algodão doce e muito mais.

O evento conta com apoio dos comércios locais e Prefeitura de Carapebus.

O transtorno do espectro Autista(TEA) é considerado pela ONU um transtorno e determinado 2 de abril como o dia mundial de Conscientização do Autismo. Antes de 2013 ,o autismo era reconhecido apenas como transtorno, mas foi acrescido a palavra aspectro que designa os diversos tipos e variações do autismo. É possível que além do autismo, a pessoa tenha outros transtornos, síndromes e doenças associadas como epilepsia e TDAH.

Comentários