Muralismo transforma muro do 32º BPM de Macaé em homenagem à força da mulher

O muralismo é uma forma de expressão artística que permite a criação de obras de arte a céu aberto, transformando espaços urbanos em verdadeiras galerias de arte.

O muro lateral do 32º Batalhão da Polícia Militar de Macaé (32º BPM) está se transformando em uma verdadeira galeria a céu aberto. O 13º Festival Kolirius, um dos mais importantes eventos de arte urbana do país, está utilizando o espaço para homenagear a força e a beleza da mulher, com um foco especial nas policiais femininas.

Sob a direção do renomado artista muralista macaense Marlon Muk, conhecido internacionalmente por suas obras, o projeto contará com a participação de 18 artistas no total, que irão criar murais ao longo dos 169 metros do muro. Um dos destaques será uma arte que retrata uma policial militar negra, praça, ao lado do filho, em uma imagem que simboliza a força feminina e a importância da família.

A iniciativa, idealizada pela Prefeitura Municipal de Macaé e pelo comando da unidade, visa fortalecer a imagem da Polícia Militar e promover a igualdade de gênero. Ao utilizar o muralismo como ferramenta de expressão, a corporação demonstra o compromisso com a arte, a cultura e a valorização das mulheres.

É a primeira vez que um batalhão do interior do estado do Rio de Janeiro, sendo o segundo do estado a receber um projeto de muralismo dessa magnitude. A escolha dos temas para os murais foi feita com base em um cuidadoso processo de seleção, que priorizou obras que exaltam a força da mulher e as belezas naturais de Macaé.

Além de homenagear a força feminina, o projeto também visa contribuir para o combate à violência contra a mulher. Ao valorizar a imagem da policial feminina, a iniciativa busca inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos e a lutarem por seus direitos.

O 13º Festival Kolirius contou com apoio de diversas empresas Macaenses comprometidas com o município e com arte.

Comentários