Campanha julho amarelo foi destaque em bate-papo com a coordenadora Miriam Souza

A Vigilância em Saúde e o programa Ist/aids e hepatites virais da Secretaria de Saúde de Carapebus, buscam conscientizar a população na campanha julho Amarelo.

A Coordenadora do Programa de prevenção Ist/Aids e Hepatites virais,Miriam Souza, participou no último sábado(15) do Programa Show da  manhã, apresentado pelo comunicador Márcio Santos. O assunto em pauta foi a campanha "julho amarelo" que é o mês de prevenção as hepatites virais.

Miriam destacou a importancia da informação para a prevenção" Quanto antes você identificar uma infecção, melhor será o tratamento. Além disso, é importante se vacinar, usar preservativos nas relações sexuais e as manicures e pedicures profissionais exterelizarem os matériais de trabalho"disse a coordenadora.

Essas doenças atacam principalmente o fígado e podem causar cirrose, câncer e morte. O julho amarelo foi instituído no Brasil pela lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais,sendo inflamações causadas por vírus classificados com as letras do alfabeto A,B,C,D e E.

As hepatites B e C, são as mais frequentes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Por ser uma doença que não apresenta sintomas, o paciente acaba descobrindo em estágio avançado. As transmissões acontecem através das relações sexuais e materiais cortantes. Segundo a coordenadora Miriam Souza, quando apresentam sinais, causam cansaço, febre,enjoo, dor abdominal, entre outros.

A hepatite A é considerada uma infecção cuja contaminação ocorre, predominantemente pela ingestão de alimentos mal lavados ou por más condições de saneamento. Durante esse mês de julho, os profissionais da Secretária de Saúde de Carapebus seguem com a programação da campanha, que conta com palestras e orientações, nos Postos estratégia saúde da familia (Esfs)

Comentários