Campanha outubro verde foi tema do bate-papo no programa Show da cidade

Durante o mês de outubro, a vigilância em saúde estará promovendo palestra e distribuição de folders informativos para conscientizar a população sobre a importância do diagnostico precoce da infecção.

Nesta quarta-feira (4) a Psicóloga e coordenadora do programa de combate a sífilis, hepatites virais e Ist/Aids da Secretaria Municipal de Carapebus,Miriam Souza, foi a convidada do programa Show da cidade apresentado pelo comunicador Conrado Júnior. O tema foi o outubro verde que é o mês de prevenção e combate a sífilis e a sífilis congênita.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que representa sérios riscos a saúde. A coordenadora, destacou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento."No município disponibilizamos os testes rápidos que em cerca de 30 minutos sai o resultado e após o diagnóstico o paciente já é encaminhado para o tratamento. Lembrando que é totalmente sigiloso. Basta apenas procurar a unidade de saúde mais próxima."disse Miriam.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e a infecção tem cura. Ela pode ser transmitida por relações sexuais sem preservativo, seringas contaminadas ou ainda da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.

A coordenadora chamou a tenção para os sintomas que são: pequenas feridas nos órgãos genitais, que em alguns casos não apresentam coceira no local e é comum as pessoas acharem ser uma simples alergia e se alto consultarem. Porém, a ferida poderá voltar em outras partes do corpo. Há casos também de não apresentar sintomas aparente, por isso a importância dos exames periódicos.

Durante esse mês de outubro, a equipe da vigilância em saúde, promoverá palestras nas unidades de saúde de Carapebus, e distribuição de materiais informativos para conscientização da população.

Comentários