Campanha julho amarelo foi tema de bate-papo no programa Show da cidade
A campanha foi instituída no Brasil pela lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância e prevenção da doença
A Psicóloga e coordenadora do programa de prevenção a hepatites virais da Secretaria municipal de Saúde de Carapebus, Miriam Soares foi a convidada do programa show da cidade desta quarta-feira (10). A coordenadora abortou o tema "julho amarelo" que é o mês de campanha de conscientização sobre hepatites virais.
Miriam, ressaltou a importância de se prevenir e os cinco tipos de hepatites: A, B,C, D e E. "Essa classificação se dá, pela forma que o vírus se desenvolve no corpo e são separados para que cada paciente tenha uma forma de tratamento". Disse
E lembrou que a Hepatite é uma doença silenciosa,ou seja,não apresenta sintomas na maioria dos diagnósticos, causando inflamação no fígado. Porém, é preciso observar, já que em alguns casos a pessoa infectada apresenta,cansaço,febre, pele e olhos amarelados e dores abdominais. Daí, a importância dos exames e também do teste rápido que é realizado nas unidades básicas de saúde, onde em trinta minutos o paciente fica sabendo do resultado.
Em relação ao tempo de tratamento, a coordenadora ressalta que depende de cada paciente e estágio da doença. No Brasil as hepatites vírais mais comuns são causadas pelo vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, a hepatite D(mais comum na região Norte do País) e o vírus da hepatite E, é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e Ásia. Durante esse mês de julho a coordenadoria estará intensificando a campanha de prevenção com realização de palestras e inclusive com evento na Praça Principal da cidade.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir contra as hepatites virais são: lavar as mãos antes das refeições e após o uso do sanitário, lavar bem os alimentos, não compartilhar seringas e agulhas, alicates de unhas e usar sempre preservativo nas relações sexuais.