32º BPM tem passagem de comando em solenidade em Macaé: coronel Olavo Otávio Ramos assume batalhão com redução histórica da criminalidade
Em seu discurso. o Coronel Arêdes relembrou os trabalhos realizados pela na unidade que sob seu comando, registrou uma queda histórica nos índices de criminalidade nas cidades abrangentes .
Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (31) na sede do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Barra de Macaé, o coronel Olavo Otávio Ramos assumiu o comando da unidade, sucedendo o coronel Marcelo Amorim Arêdes. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além de membros da corporação e representantes da sociedade civil, que destacaram os avanços conquistados nos últimos anos sob o comando de Arêdes.
Durante sua despedida, o coronel Arêdes relembrou as vitórias alcançadas na unidade, que abrange Macaé e outros cinco municípios. Sob seu comando, o batalhão registrou uma queda histórica nos índices de criminalidade, alcançando até mesmo a “redução a zero do índice de letalidade no mês passado”. Este feito, segundo o coronel, nunca havia sido registrado na história do 32º BPM, e marca uma série histórica de “redução expressiva dos índices criminais” na região.
Além dos dados de criminalidade, Arêdes celebrou o reconhecimento estadual do batalhão, que ficou entre os três primeiros colocados no Sistema Integrado de Metas por três semestres consecutivos, entre os 40 batalhões do estado. “Isso é um recorde para a gente aqui, aumentando muito a sensação de segurança em nossa região”, afirmou.
O comandante que deixou o cargo destacou a importância da parceria e da colaboração entre as instituições de segurança e a sociedade civil para alcançar esses resultados. “Quero agradecer aos nossos queridos delegados, ao poder judiciário, Polícia Civil, Polícia Federal, PRF, Ministério Público, e também à imprensa regional, que sempre destacou nosso trabalho, trazendo sensação de segurança e credibilidade”, disse Arêdes. Ele ainda enfatizou que esses avanços foram fruto de uma equipe dedicada e resiliente: “A tropa do 32º BPM é abnegada, guerreira, resiliente”.
O novo comandante, coronel Olavo Otávio Ramos, assumiu o cargo com um compromisso claro de continuar o trabalho de segurança na região. “A população pode esperar muita dedicação, a continuidade desse trabalho que vinha sendo feito aqui no 32º Batalhão, um batalhão muito importante, não só para a região, mas para o Estado do Rio de Janeiro,” afirmou Olavo. Ele se comprometeu a “trabalhar com afinco para manter esses indicadores de criminalidade baixos e a sensação de segurança pública para toda a população”.
Com experiência em várias regiões, como o interior e a Baixada Fluminense, Olavo disse que pretende adaptar suas ações à realidade local: “Já passei aqui na cidade de Santo Antônio de Pádua e em outros municípios que compõem a área do 36º Batalhão. Já tive a experiência de ser o chefe do Estado-Maior do comando de operações especiais e a gente, da mesma forma que buscamos fazer um trabalho com essa missão, como eu falei anteriormente, a gente vai buscar fazer”, declarou o comandante.
Sobre como pretende aplicar as experiências adquiridas em batalhões com perfis distintos, o novo comandante explicou: “A gente tem essa experiência tanto do interior, como Baixada Fluminense, com batalhão de Irajá. A área de Irajá é uma área muito conflituosa, então, com certeza, a gente vai adequar as nossas ações aqui de acordo com o que a região pede. Vai ser nesse sentido que vamos dar continuidade a esse trabalho”.
Olvao também falou com carinho de sua relação com Arêdes, com quem tem uma longa amizade: “O Arêdes é companheiro de turma, nós ombriamos na escola. Passamos três anos juntos, então, mais do que um amigo profissional, um amigo da vida pessoal. Acompanho o Arêdes por muito tempo, tenho um carinho enorme, realizamos diversos cursos juntos e ele fez um trabalho sensacional. A ideia é aproveitar esse conhecimento dele uma vez que ele vai continuar na região”, comentou. Arêdes assumirá a chefia do Estado-Maior do Comando Regional do 6º Comando de Policiamento de Área (6º CPA), mantendo-se próximo ao 32º BPM.
Durante a solenidade, o coronel André Luís da Silveira Ramos, comandante do 6º CPA, proferiu um discurso de boas-vindas ao coronel Olavo. Ele explicou que as mudanças nos comandos atendem às demandas da instituição e enfatizou a necessidade de continuidade no trabalho de segurança pública.
O coronel André celebrou a trajetória do comandante substituído, coronel Marcelo Arêdes, a quem se referiu como um “oficial excelente”, e destacou o avanço alcançado pelo batalhão sob sua liderança. “Saiba que terei a honra e que é o mais orável em recebê-lo como meu chefe setorial no CPA. Seja bem-vindo, meu amigo. Você agora faz parte do próximo nível de estratégia de nossa amada instituição”, afirmou, exaltando as qualidades de Arêdes e sua importância para a corporação.
Para o novo comandante, André deixou uma mensagem de incentivo, ressaltando a importância da continuidade e do fortalecimento das parcerias com as autoridades e instituições locais. “Não meça esforços para continuar o bom legado do seu antecessor. E deixe suas marcas, as boas práticas, as quais você já conhece e já adota”, disse, orientando Ramos a “perseguir as metas, combater com voracidade, sem cansaço, a criminalidade”.
Finalizando seu discurso, o comandante André enfatizou a importância de união entre as forças de segurança e a sociedade para alcançar resultados positivos.
O juiz Wycliffe de Melo Couto, da 1ª Vara Criminal de Macaé, também elogiou o trabalho de Arêdes e deu as boas-vindas a Olavo, ressaltando o papel crucial da união entre as instituições de segurança da região. “Aqui é uma região onde fazemos muitas amizades, as instituições conversam, seguem juntas em prol da segurança de toda a sociedade”, afirmou o juiz, parabenizando ambos os comandantes.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, reforçou o impacto positivo das ações da Polícia Militar no município. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo coronel Arêdes e sua equipe trouxe segurança para a população, que antes convivia com altos índices de violência. Rezende destacou que Macaé vive hoje o “melhor momento na segurança pública”, com uma expressiva redução de ocorrências como homicídios, roubos de veículos e roubos de cargas.
O evento encerrou-se com um agradecimento emocionado do coronel Arêdes, que destacou sua gratidão a familiares, equipe e parceiros de trabalho. Ao coronel Olavo, ele desejou sucesso no novo comando: “Desejo a você todo sucesso, você é um oficial dedicado, honrado, competente. Para conduzir com brilhantismo essa unidade. Por fim, missão cumprida no 32º Batalhão".