Macaé tem queda significativa nos índices de criminalidade e deixa ranking das cidades mais violentas do país
Os dados do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, incluem mortes violentas intencionais levam em conta os crimes de homicídio doloso,latrocínio,lesão corporal seguida de morte e feminicidio
No primeiro semestre de 2023, Macaé demonstrou uma mudança significativa no cenário de segurança pública. De acordo com dados divulgados recentemente pela 123ª Delegacia de Polícia (123ª DP), o município fluminense apresentou uma redução impressionante nos índices de criminalidade, com uma queda expressiva de 58% no número de mortes violentas.
Na última quinta-feira (20,) a Capital do Petróleo foi citada no Anuário Brasileiro de Segurança Públicacomo uma das 50 cidades mais violentas do Brasil em 2022, ocupando a 36ª posição em nível nacional e a 4ª no estado do Rio de Janeiro, com um índice de 33 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
Entretanto, os esforços conjuntos das forças de segurança pública têm gerado resultados positivos. Com o índice registrado no primeiro semestre, com apenas 14 mortes violentas, registradas no primeiro semestre deste ano, a cidade deixa o incômodo cenário de 2022 para passar a figurar como uma das cidades de médio/grande porte mais seguras do estado, sobretudo se considerarmos os resultados registrados nos demais indicadores: de 58% na letalidade violenta, aliada a quedas de 35% nos roubos em vias públicas, 52% nos roubos de veículos e surpreendentes 100% nos roubos de carga.
Diversas ações foram implementadas para alcançar esse cenário, com diversas operações de repressão sendo realizadas nos últimos meses. A integração entre Polícia Civil, Militar e outros órgãos municipais ligados à pasta tem se mostrado a chave para o sucesso.